Texto explicativo 3 (ênfase): Informe a forma de aquisição do produto ou serviço.
Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para imprimir o Atendimento.
Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para imprimir o atendimento.
Texto explicativo 3 (ênfase): Ø	Imprimir Espelho: Para Impressão do Atendimento.
Ø	Etiqueta Consumidor: Para impressão da Etiqueta com Nome do Consumidor.
Ø	Etiqueta Fornecedor: Para Impressão da Etiqueta com Nome do Fornecedor.
Texto explicativo 3 (ênfase): Ø	Imprimir Espelho: Para Impressão do Atendimento.
Ø	Etiqueta Consumidor: Para impressão da Etiqueta com Nome do Consumidor.
Ø	Etiqueta Fornecedor: Para Impressão da Etiqueta com Nome do Fornecedor.
Texto explicativo 3 (ênfase): Início do retorno da CIP após prazo de resposta do Fornecedor.
Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione o Tipo de Atendimento “Abertura Direta de Reclamação”
Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione o Tipo de Atendimento “Encaminhamento à Fiscalização”
Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione o Tipo de Atendimento “Inicial JEC”.

4       TIPOS DE ATENDIMENTO

 

4.1      Extra Procon

 

Função: Permitir ao usuário preencher os campos para atendimento Extra Procon. OBS:. Atendimento Extra Procon não existe fornecedor, ou seja, clique em “Nenhum” no campo de preenchimento dos dados do Fornecedor.

 

Selecione o tipo de atendimento Extra Procon.

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo não obrigatório, de livre utilização, para anotações referentes ao caso.A tela de trabalho será atualizada pelo sistema, para continuação do cadastro, conforme abaixo:

 

Elipse: 2Elipse: 1

Figura 17: Atendimento Extra Procon

 

 

COMENTÁRIOS: (Tela Tipo de Atendimento Extra Procon)

 

Elipse: 1Órgão Encaminhamento: selecione o órgão que o consumidor será encaminhado, para solução do caso apresentado, caso seja necessário.

Elipse: 2Grava Atendimento Clique neste botão para gravar os dados e finalizar o atendimento.

 

 

 

 

Detalhamento da Ficha de Atendimento:

Elipse: 1

Figura 18: Ficha de Atendimento Extra Procon

 

COMENTÁRIOS: (Cancelar Baixa)

 

 
  Elipse: 1 
 

Cancelar Baixa: Clique neste botão quando houver necessidade de cancelar o atendimento.

 

 

 

IMPORTANTE: Confira os demais dados apresentados e, se necessário, altere os campos permitidos: Acrescentar Procurador, Acrescentar Procedimento, Alterar Procedimento. Bem como as demais alterações incorporadas nos respectivos “+” de cada item, caso estejam habilitadas.

 

 

 

 

4.2      Simples Consulta

 

Função: Permitir ao usuário preencher os campos para uma Simples Consulta.

 

Selecione o tipo de atendimento Simples Consulta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à  Área, Assunto e Problema para  finalizar a classificação do atendimento.



Elipse: 2Elipse: 1

Figura 19: Atendimento Simples Consulta

 

 

 

COMENTÁRIOS: (Atendimento Simples Consulta)

 

Elipse: 1

 

 

Campo para descrição da Orientação.

 

Elipse: 2

 

 

Órgão Encaminhamento: selecione o órgão  que  o consumidor será encaminhado.

 

 

 

 

 


Figura 20: Ficha Atendimento Simples Consulta

 

IMPORTANTE: Confira os demais dados apresentados e, se necessário, altere os campos permitidos: Acrescentar Procurador, Acrescentar Fornecedor, Acrescentar Procedimento, Alterar Procedimento, Alterar meio de consumo, Alterar Área. Bem como as demais alterações incorporadas nos respectivos “+” de cada item.

 

 

 

 

4.3      Atendimento Preliminar

 

Função: Permitir ao usuário preencher os campos para Atendimento Preliminar.

 

Selecione o tipo de atendimento como Atendimento Preliminar.

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo para descrição da Orientação.

Figura 21: Tipo de Atendimento Preliminar

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à Área, Assunto e Problema para finalizar a classificação do atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 22: Tipo de Atendimento Preliminar 2

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 23: Ficha de Atendimento Preliminar

 

IMPORTANTE: Confira os demais dados apresentados e, se necessário, altere os campos permitidos: Acrescentar Procurador, Acrescentar Fornecedor, Acrescentar Procedimento, Alterar Procedimento, Alterar meio de consumo, Alterar Área. Como as demais alterações incorporadas nos respectivos “+” de cada item.

 

 

 

 

4.4      Cálculo

 

Função: Permite ao usuário preencher o campo de orientação e procedimento com o respectivo cálculo efetuado para o consumidor, fornecendo dessa maneira um documento oficial do PROCON com o cálculo correto de sua dúvida.

 

Selecione o tipo de atendimento Cálculo.

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

Texto explicativo 3 (ênfase): Caso exista planilha ou cálculo gerado em sistema paralelo, o mesmo poderá ser inserido neste campo para ser registrado no SINDEC.

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

Figura 24: Atendimento Cálculo

 

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à Área, Assunto e Problema para finalizar a classificação do atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 25: Ficha de Atendimento Cálculo

 

IMPORTANTE: Confira os demais dados apresentados e, se necessário, altere os campos permitidos: Acrescentar Procurador, Acrescentar Fornecedor, Acrescentar Procedimento, Alterar Procedimento, Alterar meio de consumo, Alterar Área. Como as demais alterações incorporadas nos respectivos “+” de cada item.

 

 

 

 

4.5      Consulta com Emissão de Carta - CIP

 

Função: Permitir ao usuário preencher os campos para atendimento através de CIP (Carta de Informações Preliminares).

 

Selecione o tipo de atendimento CIP (Consulta com Emissão Carta).

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em “Inserir Texto” para digitar a Carta. Neste momento o sistema exibirá uma nova tela apresentada a seguir. 
Visualizar Figura Seguinte. (Figura 29)
Campo Obrigatório.
Texto explicativo 3 (ênfase): Campo de preenchimento Não Obrigatório.

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

Figura 26: Atendimento Tipo CIP

 

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

 

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à Área, Assunto e Problema para finalizar a classificação do atendimento.

 

 

 

 

 


Elipse: 1Elipse: 2Texto explicativo 3 (ênfase): Após digitar o texto “Clique” em “Gravar Texto”

Texto explicativo 3 (ênfase): Após escolher o texto, ou o artigo e até mesmo o nº da FA que deseja copiar “clique” em “Incluir Selecionados”

Elipse: 3

Figura 27: Inserir Texto

 

COMENTÁRIOS: (Tela Inserir Texto)

 

 

Elipse: 1CDC: O usuário poderá inserir no texto artigos do Código de Defesa do Consumidor, digitando o número do artigo e acionando o botão “Buscar”.

O sistema apresentará todo o texto que compõe o artigo, com a opção de escolha dos campos referentes ao caso.

“Clique” no quadradinho para indicar o texto a ser inserido e “clique” em “Incluir Selecionados”.

 

Elipse: 2Nº FA: Caso já exista FA com conteúdo similar, o técnico pode recuperar o texto. Basta digitar o número do registro da FA e selecionar o texto sugerido na tabela indicada, conforme procedimento detalhado no item anterior.

 
  Elipse: 3 
 

Texto Padrão: Para utilização de um texto padrão, o técnico deverá selecionar um dos textos sugeridos na tabela e clicar no campo Incluir Selecionados. Os textos são inclusos no sistema pelo ADMINISTRADOR DO SINDEC no PROCON local.

 

 

 

Ø      Após inserir o texto, o sistema retorna à tela anterior para que os demais dados sejam inseridos.

 

 

 

 

 

 

 


Figura 28: Ficha de Atendimento de CIP

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios da CIP “clique” em “Gerar CIP” para que a carta seja registrada no sistema. 

 

 

 

 


Após “Gerar CIP” aparecerá uma tela onde o técnico deverá selecionar o(s) fornecedor(s) para a emissão de cada Carta. O PROCON local configura o sistema para imprimir em uma mesma CIP todos os fornecedores, entretanto, o técnico deverá gerar uma CIP para cada fornecedor.

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione o(s) Fornecedor(s) 

 

 


Figura 29: Selecionar Fornecedor da CIP

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Grave a CIP 

 

 

 

 

 

 


Figura 30: Visualizar CIP

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para visualizar e imprimir a CIP. 

 

 

 


IMPORTANTE: Confira os demais dados apresentados e, se necessário, altere os campos permitidos: Acrescentar Procurador, Acrescentar Fornecedor, Acrescentar Procedimento, Alterar Procedimento, Alterar meio de consumo, Alterar Área. Como as demais alterações incorporadas nos respectivos “+” de cada item.

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para Imprimir.

Figura 31: Primeira Tela CIP Impressão

Texto explicativo 3 (ênfase): Após Impressão “clique” para Fechar.

Figura 32: Segunda Tela CIP Impressão

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): O Sistema permite a “Impressão com Cabeçalho” ou “Sem Cabeçalho”. 

 

 

 

 

 

4.6      Retorno da CIP

 

Para finalizar os atendimentos abertos com emissão de CIP, utilize um dos procedimentos indicados abaixo:

 

  1. Digite o número da FA no campo inicial do MENU SINDEC

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Digite o número da CIP ou da FA, altere e “clique” em Busca.

Figura 33: Retorno da CIP

 

Ø      Após o sistema efetuar a busca desejada, a tela que será aberta dará seqüência ao Retorno da CIP, conforme FIGURA 36.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Acesse o [MENU SINDEC] > [Atendimento] > [Atendidos] > [Situação Atual]

 

          Selecione Retorno de CIP Pendente e informe o período, conforme tela abaixo:

Texto explicativo 3 (ênfase): Situação Atual selecione o Retorno da CIP pendente.

 
  Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione FA desejada para o início do retorno da CIP. 
 

 

 

 

 


Elipse: 1

Elipse: 2Figura 34: Retorno de CIP Pendente

 

COMENTÁRIOS: (Tela Retorno de CIP Pendente)

Elipse: 1

 

 

Decurso de Prazo: Depois de ultrapassado o limite de tempo estabelecido pelo Procon para andamento da CIP, o técnico poderá dar a baixa de Decurso de Prazo para as referidas FA(s).

 

Elipse: 2

 

 

Prorrogar: Depois de ultrapassado o limite de tempo estabelecido pelo Procon para andamento da CIP, ocorrendo o motivo justificado o técnico pode prorrogar o andamento da CIP.

 

 

IMPORTANTE: Utilizando um dos processos o sistema apresentará uma nova tela.

Observe a tela Retorno CIP, na página seguinte.

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em “Inicia Retorno da CIP”.
O sistema apresentará nova tela.

Figura 35: Iniciar o Retorno da CIP

 

 

IMPORTANTE: Independente da forma de acesso ao Retorno da CIP, a partir desse momento os demais procedimentos devem obedecer à seqüência demonstrada a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

Elipse: 2Elipse: 1

Figura 36: Ficha de Atendimento Retorno CIP

 

COMENTÁRIOS: (Tela Ficha de Atendimento Retorno CIP)

Elipse: 1

 

 

Selecionar a forma de retorno do consumidor.

 

Elipse: 2

 

 

Classificar: A seqüência e a baixa para CIP conforme segue:

 

 

Figura 37: Seqüência para Baixa

 

Ø      Seqüência - Corresponde à classificação final do retorno da CIP, que de acordo com o caso terá a seguinte seqüência:

 

a)        Acordo

 

- “Selecione” a seqüência Acordo;

- O sistema atualizará a tela, apresentando a listagem dos tipos de Acordo para nova seleção.

- Selecione o tipo de Acordo e “clique” em Gravar.

 

b)        Cancelado

 

- “Selecione” a seqüência Cancelada e “clique” em Gravar.

 

 

c)        Consulta Concluída

 

- “Selecione” a seqüência Consulta Concluída;

- O sistema atualizará a tela, apresentando a listagem dos tipos de Consulta Concluída para nova seleção.

- Selecione o tipo de Consulta Concluída e “clique” em Gravar.

 

d)        Encerramento

 

- “Selecione” a seqüência Encerramento;

- O sistema atualizará a tela, apresentando a listagem dos tipos de Encerramento para nova seleção.

- Selecione o tipo de Encerramento e “clique” em Gravar.

 

e)        Prazo Expirado

 

- “Selecione” em seqüência Prazo Expirado e “clique” em Gravar.

 

f)         Reclamação

 

- “Selecione” a seqüência Reclamação e “clique” em Gravar.

 

 

Ø      Baixa - segue o padrão de nomenclatura da seqüência.

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para Gravar o Atendimento

Figura 38: Baixa de Atendimento de CIP

 

v     OBS.: O retorno da CIP no exemplo acima (Figura 40) terá como baixa Abertura de Reclamação.

 

 

 

 

 

4.6.1  Gerar Carta de Abertura da Reclamação

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para Gerar a Carta de Abertura da Reclamação

Figura 39: Gerar Carta de Abertura de Reclamação

 

 

 

 

4.6.2      Marcar Audiência e Gerar Notificações

 

 

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): Informar a Data e Hora da Audiência no formato dd/mm/aaaa HH:MM.

 

Figura 40: Marcar Audiência e Gerar Notificações

 

 

 

 

COMENTÁRIO: (Tela Marcar Audiência e gerar Notificações)

Elipse: 1

 

Após confirmar a Audiência o sistema abre uma nova tela para verificar a disponibilidade de Técnico para a data escolhida. Caso o horário esteja preenchido aparecerá uma tarja em vermelho avisando da duplicidade de Audiências na mesma data e hora. Caso o horário esteja livre aparecerá uma tarja verde.

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione o técnico da Audiência

Figura 41: Agendamento de Audiência

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Confirme a Audiência e Feche a tela. 

 

 

 

 

 

 

4.6.3  Confirmar Audiência

 

Selecione a opção que de fato ocorreu conforme as opções abaixo:

 

Figura 42: Confirmar Audiência

 

 

4.6.4  Termos de Audiência

 

Selecione a opção que de fato ocorreu conforme as opções abaixo ou aquelas utilizadas no Procon local.

 

 

Figura 43: Termos de Audiência

 

 

 

 

4.6.5  Finalização da Reclamação

 

Elipse: 2Elipse: 1

Elipse: 3Figura 44: Finalização da Reclamação

 

 

 

COMENTÁRIOS: (Tela Finalização da Reclamação)

Elipse: 1

 

 

Clique para Gerar a Decisão inicial.

 

Elipse: 2

 

 

Clique para Classificar a baixa do Fornecedor conforme “Figuras 47 e 48”

 

Elipse: 3

 

 

Clique para baixar a Reclamação após Classificar.

 

 

Figura 45: Classificação da Reclamação Fundamentada

 

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para “Gravar” a finalização da Reclamação.

Figura 46: Classificação da Reclamação Fundamentada 2

 

 

 

 

4.7      Abertura Direta de Reclamação

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em Inserir Texto para digitar a Carta. Nesse momento o sistema exibirá uma nova tela. Campo Obrigatório.

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo de preenchimento Não Obrigatório.

Figura 47: Abertura Direta de Reclamação

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à Área, Assunto e Problema para finalizar a classificação do atendimento.

 

 

 

 

 

 


IMPORTANTE: Após Gravar o Atendimento, o Técnico deverá gerar a Carta de Abertura da Reclamação e seguir o procedimento a partir dos itens 4.6.1 ao 4.6.5.

 

4.8      Encaminhamento à Fiscalização

 

O módulo de Fiscalização encontra-se em construção. No momento o sistema fornece ao técnico o seguinte procedimento:

 

 

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em “Inserir Texto” para digitar a Carta. Nesse momento o sistema exibirá uma nova tela. Campo Obrigatório.

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo de preenchimento Não Obrigatório.Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

                                        Figura 48: Encaminhamento à Fiscalização

 

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Quando a forma de Atendimento é o encaminhamento a Fiscalização, a Área, Assunto e Problema serão sempre Fiscalização. 

 

 

 

 

 


IMPORTANTE: Após Gravar o Atendimento, o Técnico deverá gerar a Carta de Abertura da Reclamação e seguir o procedimento a partir dos itens 4.6.1 ao 4.6.5.

 

4.9      Inicial JEC

 

Este tipo de Atendimento é peculiar de alguns Procons, segue procedimento:

 

 

 

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

Texto explicativo 3 (ênfase): Indique o Órgão de Encaminhamento.

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo de preenchimento Não Obrigatório.Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em “Inserir Texto” para digitar a Carta. Neste momento o sistema exibirá uma nova tela. 
Campo Obrigatório.

Figura 49: Inicial JEC

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à Área, Assunto e Problema para finalizar a classificação do atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Figura 50: Ficha de Atendimento Inicial JEC

 

 

4.10    Reclamação de Ofício

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” para gravar os dados e finalizar atendimento.

Texto explicativo 3 (ênfase): Indique a forma de aquisição do produto ou serviço.

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo de preenchimento Não Obrigatório.

Figura 51:Reclamação de Ofício

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Selecione as informações referentes à Área, Assunto e Problema para finalizar a classificação do atendimento.

 

 

 

 

 

 


IMPORTANTE: O Consumidor no caso da Reclamação de Ofício será o Procon local, ou seja, o autor da Abertura da Reclamação.