Texto explicativo 3 (ênfase): Selecionar o Tipo de Consulta, as Audiências desejadas.
Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em “Gerar Lista Definitiva”

5       CONTROLE DE PROCESSOS

Figura 52: Menu Controle de Processos

 

5.1      Reclamações

 

[MENU SINDEC] > [Controle de Processos] > [Reclamações]

 

Dentro desse espaço o Técnico localiza todas as reclamações abertas no Procon e qual sua situação atual, por período exato e por área, conforme figura abaixo:

Texto explicativo 3 (ênfase): Ø	Em Andamento: reclamações abertas, mas sem baixa.
Ø	Baixadas: reclamações que já foram finalizadas.
Ø	Arquivadas: reclamações para análise e publicação.
Ø	Recursos em Análise: reclamações pendentes de análise.

Figura 53: Situação das Reclamações

5.2             Trâmite Múltiplo

 

Cada Procon pode agregar ao sistema seus trâmites locais para melhor controle dos usuários.

Assim, quando necessário de envio de remessas para outros setores o técnico deverá selecionar o tipo de trâmite e as FAs relacionadas ao envio.

 

 [MENU SINDEC] > [Controle de Processos] > [Trâmite Múltiplo]

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Incluir Trâmite.Texto explicativo 3 (ênfase): Selecionar o respectivo Trâmite.

Figura 54: Guia de Remessa

 

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Campo para solicitar a Guia de Remessa. 

 

 

 

 

 


5.3      Protocolo Local

 

 [MENU SINDEC] > [Controle de Processos] > [Protocolo Local]

 

Existem Procons que por determinação legal cada reclamação aberta recebe um número do sistema do seu respectivo Governo. Dentro dessa área o Técnico coloca o número da FA e grava no sistema SINDEC o número do protocolo gerado do sistema governamental a que se encontra subordinado.

 

Figura 55: Protocolo Local

 

5.4      Reabertura

 

 [MENU SINDEC] > [Controle de Processos] > [Reabertura]

 

O sistema possibilita a reabertura de uma reclamação depois de seu encerramento, de 2 (duas) maneiras:

 

 

A.        Por solicitação do Consumidor: Quando o Consumidor requer a reabertura junto ao Procon.

 

B.        Reanálise: Quando o Procon entende que existe a necessidade de uma reanálise da reclamação.

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Inserir a Data da Reabertura da respectiva FA. “Clicar” em “Reabrir por Solicitação”Texto explicativo 3 (ênfase): Inserir Número da FATexto explicativo 3 (ênfase): Selecione o Tipo adequado de Reabertura.

 

Figura 56: Reabertura de Reclamação

 

 

IMPORTANTE: Para reabertura de FA o Técnico deve selecionar a(s) FA(s) conforme figura acima (Figura 58).

 

 

Após a reabertura em qualquer uma das circunstâncias acima descritas, o técnico deverá reclassificar a baixa daquela reclamação ou manter a decisão inicial e gravar o atendimento. Seguirá, portanto, o procedimento do item 4.7.

 

 

 

5.6      Audiência

 

[MENU SINDEC] > [Controle de Processos] > [Audiência]

 

Nesta área do sistema o técnico consegue visualizar as audiências de um certo período.

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): Selecionar a Unidade e o Período.

Figura 57: Controle de Audiências

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” em “Listar” para visualizar as Audiências desejadas. 

 

 

 

 

 


5.7      Reclamação Fundamentada

 

Somente o técnico com perfil de Auditor de cadastro de reclamação Fundamentada ou Administrador do sistema terão acesso ao item acima no Menu.

O Passo a Passo da inclusão da(s) lista(s) de reclamação segue abaixo:

 

[MENU SINDEC] > [Controle de Processos] > [Reclamação Fundamentada] > [Incluir Nova Lista] > [Selecionar o Ano e Mês da Lista] > [Conferir Lista]

 

Elipse: 4


Elipse: 3

Elipse: 2

Elipse: 1

Figura 58: Reclamação Fundamentada “Incluir Lista”

 

COMENTÁRIOS: (Tela Reclamação Fundamentada “Incluir Lista”)

 

Elipse: 1

 

“Clique” “Incluir Nova Lista”, o sistema abrirá uma nova tela para o Auditor de Reclamação Fundamentada selecionar o “Ano” e “Mês” da lista de reclamações que serão analisadas para que sejam publicadas. Após a selecionar o ano e mês clique em “Incluir Nova Lista” e feche a tela.

 

Elipse: 2

  

FA’s em análise: são as reclamações que ficaram pendentes na conferência de listas anteriores..tor de cadastro de reclamação fcon..eus tra um documento oficial do PROCON com o c Sempre que for incluída uma nova lista o sistema avisará que existe FA’s em análise, assim, o auditor poderá incluir estas FA’s na nova lista.

 

Elipse: 3

 


Legenda:
Existem 3 (três) passos para a finalização da lista de reclamações fundamentadas: P – Provisória  /   D – Definitiva   /   L - Lista Publicada

 

Elipse: 4

 


“Clique”
em “Conferir Lista” após inclusão da mesma.

 

 

 

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Figura 59: Reclamação Fundamentada “Incluir Lista 2”

 

 

 

COMENTÁRIOS: (Tela Reclamação Fundamentada 2)

Elipse: 1

 

Relatório para Conferencia: O Técnico pode imprimir a lista para conferência manual das reclamações.

 

Elipse: 2

 

 

“Clique” na “Razão Social” de cada Fornecedor.

 

Elipse: 3

 

 

Após conferência manual o Técnico deverá selecionar uma das opções a seguir: Correta ou Análise. As reclamações marcadas como “Corretas” seguem para publicação. As reclamações marcadas como “Análise” ficam pendentes no sistema para conferência futura.

 

Elipse: 4

 

Clique no botão “Gravar Selecionadas” e Feche a tela.

 

 

Elipse: 5

 

Caso seja necessário modificar a decisão, “clique” no número da FA.

 

 

 

 

Ø      Alteração de Baixa

 

 

Figura 60: Alterar baixa (I).

Texto explicativo 3 (ênfase): “Clique” no número da FA. 

 

 

 

 


Texto explicativo 3 (ênfase): Justifique e Aceite a alteração.Texto explicativo 3 (ênfase): Altere a classificação.

Figura 61: Alterar baixa (II).

 

Texto explicativo 3 (ênfase): Imprima o Termo de Responsabilidade.Texto explicativo 3 (ênfase): Confirme

Figura 62: Alterar baixa (I).

 

 


Figura 63: Reclamação Fundamentada “Lista Definitiva”

 

 

 

 

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Figura 64: Reclamação Fundamentada “Lista Definitiva 2”

 

COMENTÁRIOS: (Tela Reclamação Fundamentada “Lista Definitiva 2”)

Elipse: 1

 

O Auditor de Reclamação Fundamentada deverá inserir uma senha para cada lista de Reclamação Fundamentada gerada para publicação. Após a confirmação na nova senha, “Clique” em “Gravar Senha”.

 

Elipse: 2

 

Após a mensagem: “Senha Gravada com Sucesso”, digite-a novamente e “Clique” em “Gerar Lista Definitiva”.

 

Elipse: 3

 

“Clique” em “Publicar” para que a lista seja enviada às providências de Publicação.

 

 

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Figura 65: Lista Publicada

 

 

 

COMENTÁRIOS: (Tela Lista Publicada)

Elipse: 1

 

“Clique” em “OK”

 

 

Elipse: 2

 

Digite a Data do envio a Publicação.

 

 

Elipse: 3

 

Digite a “Senha” da lista que será publicada e “clique” em “Publicar”

 

 

Elipse: 4

 

O sistema informará que a lista encontra-se finalizada e publicada.